quarta-feira, 30 de março de 2011
Cerimônia de posse do Conselho Estadual de Juventude acontece no dia 31
terça-feira, 15 de março de 2011
Reunião Ordinária do CEJUVE acontece no dia 24 de março
A data de realização da Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Juventude (CEJUVE) foi alterada para o dia 24 de março. O encontro, previsto para acontecer no dia 16, teve que ser adiado devido à realização da reunião de planejamento da Secretaria de Relações Institucionais (SERIN) que ocorre na quarta-feira.
A Reunião Ordinária que acontece no Espaço Crescer, situado na Secretaria de Trabalho Emprego e Renda – SETRE, terá a seguinte pauta: às 9h Informes e avaliação do processo eleitoral do CEJUVE; 9h30mim informes das Conferências de Juventude; 10h apresentação do Balanço do Conselho e às 11h será feito o debate e aprovação do Balanço.
Blog Jovem Gera Ação
quinta-feira, 10 de março de 2011
Estudo aponta homicídio como maior causa de morte de jovens no Brasil
O Ministério da Justiça lançou na última quinta-feira (24), em Brasília, o Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil. Elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior.
De acordo com a pesquisa a pesquisa o Brasil ocupa o 6º lugar em taxas de homicídio. Entre 1998 e 2008 o homicídio foi a causa da morte de 39,7% dos jovens no Brasil. Na população adulta, 1,8% dos óbitos foi causado por homicídios. O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, que coordenou o estudo, afirmou que a situação no Brasil é “epidêmica”. “A taxa de homicídios entre jovens está três vezes acima da média internacional. Ainda é muito elevada se levarmos em conta o contexto externo”, explicou.
Após apresentar o estudo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto), afirmou que o governo vai retomar as políticas de desarmamento. “Uma questão grave é a questão do desarmamento. O Ministério da Justiça vai retomar as políticas de desarmamento. Espero contar com o apoio da sociedade, pois esse é um desafio importante”.
Cardozo afirmou que também tomará medidas para diminuir o número de mortes de jovens no trânsito. Segundo ele, parte dos acidentes está relacionada ao consumo de álcool e drogas, e por isso, as políticas serão voltadas para esta questão.
O ministro reafirmou a disposição do governo de trabalhar pela integração das forças de segurança pública. “Não existe política de segurança sem integração. Enquanto cada um joga na sua área, não teremos resultados”.
Outros dados
O Mapa da Violência também analisou as mortes de jovens causadas por acidentes de trânsito e suicídios. De acordo com o estudo, entre 1998 e 2008, a taxa de mortes no trânsito entre a população jovem foi de 32,4%. Entre a população adulta, a taxa foi de 26,5%.
No período de 1998 a 2008 a taxa de suicídio entre os jovens aumentou 22,6%, passando de 1.454 suicídios, em 1998, para 1.783, em 2008.
De acordo com o estudo, as epidemias e doenças infecciosas, principais causas de morte de jovens há cinco décadas, foram gradativamente substituídas por “causas externas”, tais como acidentes de trânsito e homicídios.
Para ler o Mapa da Violência 2011 clique AQUI ou acesse www.juventude.gov.br/biblioteca/pesquisas-e-estudos
Com Portal G1 e Ministério da Justiça
Fonte: CONJUVE
quinta-feira, 3 de março de 2011
CEJUVE divulga relação de novos conselheiros
Um espaço de diálogo entre a sociedade civil e governo, o CEJUVE é formado por 20 membros do poder público e 40 da sociedade civil. O primeiro biênio do Conselho foi um espaço de diversidade, no qual vários segmentos juvenis puderam atuar na construção e na concretização das principais políticas de juventude do estado.
A expectativa dos conselheiros é que esse mandato sirva para consolidar ainda mais as políticas de juventude. “Temos agora a responsabilidade de influenciar de forma mais efetiva a política de juventude no Estado, acompanhando, avaliando e propondo novos rumos para os seus instrumentos, tendo como perspectiva o atendimento dos anseios dos nossos jovens”, Disse a representante da Fundação Luís Eduardo Magalhães, Viviane Quênia.