A Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a
Rede Iberoamericana de Investigação no Ensino Superior (Riaipe3)
promoverão nos dias 26 e 27 de novembro o SEMINÁRIO POLÍTICAS DE AÇÕES
AFIRMATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR, a partir das 8h, no Auditório Glauber
Rocha (antigo PAF III), situado no Campus de Ondina. Esse
evento faz parte do calendário de atividades a serem realizadas pela
UFBA, signatária do Riape3, rede que é composta por 30 universidades de
23 países da Comunidade Europeia e América Latina que atuam articuladas
para desenvolver o Programa Marco Interuniversitário para uma Política de Equidade e Coesão Social na Educação Superior.
O
Seminário tem como tema central "Políticas de Ações Afirmativas na
Educação Superior" e contará com renomados pesquisadores nacionais e
internacionais, tais como Carlos Alberto Torres, Antônio Magalhães,
Pablo Gentili, José Eustáquio Romão, Naomar de Almeida Filho, Jocélio
Teles, Antônio Teodoro, além de reitores de várias Universidades do
Estado da Bahia e autoridades locais. Trata-se de um
encontro internacional e multicultural que contará com a presença já
confirmada de representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia,
Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, França, México, Guatemala,
Holanda, Honduras, Itália, Reino Unido, Paraguai, Peru, Portugal,
Uruguai além de representantes da Organização dos Estamos Americanos
(OEA).
Para Mora e Lamarra (2004) a grande relevância do Programa ALFA está na forma como a interação e integração entre os países ocorrerem e ressaltam que a “importância está no marco estabelecido com base no intercâmbio de pesquisadores e estudantes entre os dois continentes (GINÉS-MORA e LAMARRA, 2005 p.15). Nesse contexto, o RIAIPE3 propõe um incremento substantivo e melhora qualitativa da equidade e a pertinência social para coesão social nas Instituições de Educação Superior da América Latina para tanto, apresenta como objetivos operativos:
(I)
Diagnosticar o estado de situação de equidade e coesão social e
conhecer os programas e projetos institucionais existentes nas
universidades da América Latina para promover melhorias na relevância,
qualidade e acesso das populações vulneráveis.
(II)
Projetar, implementar e avaliar um plano de ação em áreas críticas
interuniversitária comuns para informar o desenvolvimento de um quadro
de referência para políticas e práticas para a coesão social na Educação
Superior na América Latina, que afeta a relevância social e o acesso
das populações vulneráveis.
(III)
Criar um ambiente virtual colaborativo para divulgação, coordenação e
diálogo temático no nível local, regional, nacional e internacional para
fornecer ferramentas para implementar sistemas de informações dinâmicas
e colaborativas.
[1] Programa Ibero-Americano da Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário