quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ANPG e UNE juntas por mais e melhores bolsas para graduandos e pós-graduandos!


Por Luã Cupolillo

No último dia 26 de novembro aconteceu em Brasília a caravana da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), apoiada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) contra o corte de verbas e para entregar ao governo uma pauta de reivindicações que exige mais verbas para a educação, mais e melhores bolsas, alem de outras questões como a licença-maternidade para pós-graduandos.
A atividade contou com a presença de estudantes de 14 Associações de Pós-Graduandos (APGs) locais de quatro estados (SP, MG, BA e DF) alem de estudantes de graduação, que durante a parte da manhã participaram de audiência publica na comissão de finanças da Câmara Federal que discutiu o Projeto de Lei conhecido como PL dos Pós-graduandos. Durante a audiência, alem dos deputados, falaram o presidente da CAPES, do CNPQ, o Presidente da ANPG Hugo Valadares, a Diretora de Relações Institucionais da UNE, Marcela Rodrigues e diretores de APGs que se inscreveram.
Os deputados não se posicionaram contrários ao projeto, mas alegaram que era preciso negociar com o governo os recursos necessários para aprovação. Algo em torno de 541 milhões. Os estudantes nas suas falas foram claros ao defender mais verbas para educação e uma política que priorize as verbas para a educação como o fim da DRU, ao invés de corte de verbas como o ocorrido no fim do ano passado.
Na parte da tarde a delegação foi recebida pelo MEC, através do assessor especial João Bashur. Após apresentar as reivindicações a resposta de João Bashur foi a de que “o problema não é dinheiro, dinheiro tem. Serão 4 bilhões a mais no ano que vem com o fim da DRU. A decisão é política”.
Diante disso os estudantes pressionaram por uma resposta imediata do Ministro da Educação sobre mais e melhores bolsas, e reivindicaram a continuidade das negociações. Colocaram a necessidade de o governo Lula atender as reivindicações apresentadas, e transformar políticas de governo como as verbas provenientes do PNAES -- 303 milhões para assistência estudantil -- em política de Estado transformando-o, por exemplo, numa rubrica especifica com no mínimo 400 milhões como reivindica a UNE há anos.
Afinal se “Dinheiro tem. A decisão é política”, É hora dos estudantes se mobilizarem por uma decisão política para melhorar a vida dos graduandos e pós-graduandos de todos o Brasil: por mais verbas para a educação, mais e melhores bolsas e 400 milhões para assistência estudantil!O MEC prometeu uma resposta e garantiu a continuidade das negociações. Agora é hora de cobrar do Ministro Fernando Haddad o atendimento nossas reivindicações!


Luã Cupolillo é 1º Diretor de Assistência Estudantil da UNE.

Nenhum comentário: