sexta-feira, 13 de abril de 2012

Associação de Casas de Estudantes da Bahia: por uma Assistência Estudantil de Verdade!

Da Coordenação

Camarada Frederico Perez, estamos cumprindo!

A Associação de Casas de Estudantes da Bahia, a ACEB, foi rearticulada em 2008 e desde então tem travado importantes debates no âmbito do movimento de casas de estudantes e das batalhas pela assistência estudantil de qualidade. Esta discussão não está dissociada: em se tratando de assistência estudantil, naturalmente, engloba-se o debate das casas de estudantes; todavia, o movimento de casas de estudantes tem pauta ampla, possuindo assim, quase que autonomia dentro da discussão de assistência estudantil, visto que, se ficarmos adstritos a esta, a pauta das residências estudantis corre o risco de ser secundarizada. O Movimento de Casas tem uma importante tarefa a ser enfrentada: entender que essa pauta está inserida também nos enfrentamentos pelo Direito à Moradia.

Nesse sentido, desde a nossa rearticulação em 2008, participamos de dois encontros nacionais de casas de estudantes, os ENCEs, de um Encontro Norte-Nordeste de Casas de Estudantes, o ENNECE e organizamos um Seminário sobre Moradia Estudantil no Restaurante Universitário da Vitória – R1 (UFBA). Organizamos amplas mobilizações em Caculé, Caetité, Guanambi e Palmas de Monte Alto, no sentido da criação e manutenção de Casas de Estudantes Municipais. Contribuímos com a mobilização de várias residências municipais que estavam sendo fechadas pelo poder público. Realizamos atividades culturais como o “Forró da ACEB”, o “Luau da ACEB”, o “Baba da ACEB”, eventos que contribuíram para a integração entre as residências. Dessa forma, culminando com o reconhecimento da nossa contribuição aos debates acima mencionados, acabamos por integrar, no biênio 2011-2012, o Conselho Estadual de Juventude.

Apesar de recente, a ACEB tem uma importante trajetória de luta. E foi desse modo pela capacidade de mobilização e articulação do nosso Coordenador Geral Frederico Perez, falecido recentemente, no último 23 de janeiro, aos 25 anos. Os nossos desafios agora serão redobrados, visto que, a história de Frederico Perez na ACEB será lembrada por todos aqueles que conheceram a sua capacidade organizativa. Devemos fazer jus, nesse ano de 2012 e sempre, ao companheiro que nos instruiu!

“Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!” (Che)

Um comentário:

Unknown disse...

Eu gostaria que as universidades no Brasil tiveram campus universitarios como nos Estados Unidos. Eu acho que é importante que os estudantes que morem no mesmo lugar onde estudam. Quando eu estava na faculdade os estudantes moravamos em casas muito grandes. É muito bom dividir a casa com companheiro!