segunda-feira, 19 de outubro de 2009

UNE participa da 2ª Oficina Nacional da Jornada pelo Desenvolvimento da CUT

O vice-presidente da UNE, Tiago ventura participou da mesa: Educação - direito e valorização para um novo projeto de desenvolvimento

A UNE tem presença marcada para Entre a 2ª Oficina Nacional da Jornada pelo Desenvolvimento "Mercado de Trabalho, educação, saúde e proteção social - políticas públicas para o desenvolvimento sustentável" que é realizada entre ontem e hoje (15). Os debates realizados nestes dois dias servirão de subsídio nas discussões sobre políticas públicas de educação, saúde e proteção social, articuladas ao aprimoramento do mercado de trabalho, com vistas a construção de um novo modelo de desenvolvimento sustentável que supere as enormes desigualdades existentes no Brasil.
A Jornada pelo Desenvolvimento teve início em 2005, com a construção da Agenda dos Trabalhadores. Iniciou-se aí um ciclo de reflexão para a conformação de uma estratégia mais articulada da CUT no enfrentamento dos grandes temas nacionais e do seu posicionamento diante da sociedade. Os 9º e 10º CONCUTs ampliaram esse movimento com as resoluções baseadas em trabalho, democracia, desenvolvimento, renda e direitos.
A compreensão da Jornada como um processo contendo ações de reflexão, elaboração de propostas, debate na sociedade, mobilização e negociação levou a CUT a realizar atividades regionais, articuladas a outros segmentos da sociedade, em particular as universidades e os movimentos sociais organizados.
O balanço positivo dessas ações, aliado à análise dos novos cenários, especialmente, sobre as implicações da crise mundial no mundo do trabalho, impuseram a tarefa de "enfrentar a crise ampliando a luta de classe e organizando a transição para um novo modelo de desenvolvimento, e o desafio de buscar alternativas para sua superação na consolidação de um modelo de desenvolvimento sustentável, soberano e democrático. Por isso, em 2009, as ações estão sendo desenvolvidas em 3 frentes: nacionais - o Ciclo de Debates; regionais - articulação com as Estaduais da CUT e formativas - Programa Nacional de Formação.
O Ciclo de Debates visa discutir temas que correspondem às questões essenciais para a conformação de um projeto de desenvolvimento para o Brasil sob a ótica dos trabalhadores e trabalhadoras, que resulte na Plataforma da Classe Trabalhadora para 2010 e que venha a ter uma intervenção efetiva nas eleições do próximo ano.

Fonte: Portal da CUT
Com EstudanteNet

Nenhum comentário: