segunda-feira, 8 de março de 2010

Diversidade é destaque em Encontro de Conselheiros e Gestores de Juventude.

O I Encontro Baiano de conselhos e gestores de políticas públicas de juventude, realizado nesta sexta feira (5), teve a diversidade e o combate ao individualismo como um dos principais temas debatidos pelos conselheiros. De acordo com o Assessor Especial da Secretaria Nacional de Juventude, José Ricardo, a diversidade é um elemento fundamental na construção de qualquer política.

Segundo o assessor não existe política que se universalize se não considerar as dimensões especificas encontradas e reconhecidas nas diversidades dos atores que participam da construção das políticas política de juventude. Ele ressalta ainda, a necessidade de garantir ao jovens os direitos a educação, experimentação, território e participação.

Já o Conselheiro de Juventude Negra, Elder Mahin acredita que, além de garantia dos direitos citados por Ricardo, é preciso pensar também em políticas públicas especificas, que pense o direito a vida dos jovens negros, “O índices de jovens negros que estão preso e que morre ainda é muito grande, precisamos garantir o direito a vida é a liberdade”, diz Mahin .

Um importante espaço para troca de experiências, o encontro serviu também para avaliar o que vem sendo criado para melhorar as implantações de políticas de juventude nos municipios, além de, orientar os conselheiros a respeito do papel dos Conselhos. “Para mim esse espaço é fundamental para uma interação entre os conselheiros, que, juntos tem a oportunidade de trocar experiências”, disse a Presidente do Conselho Municipal de Amargosa, Marília Vaz.

Assim com Marília, o gestor Samuel Ribeiro que veio da cidade Luís Eduardo Magalhães, localizada a 980 km de Salvador, também diz acreditar que a trcoca de idéias é algo fundamenta, já que, segundo ele cada região da Bahia tem uma realidade diferente, “Vim com sede de aprender mais sobre política de juventude, principalmente pelo fato da minha cidade ter um grande número de habitantes jovens”, ressaltou.

Fonte: Equipe Jovem Gera Ação

Nenhum comentário: