domingo, 14 de março de 2010

Mídia e Meningite

Dados do Ministério da Saúde apontam que sete estados tiveram incidência de meningite meningocócica em 2009 maior que 1 caso para cada 100.00 habitantes. A maior incidência foi registrada no estado de São Paulo, com 2,8 casos por 100.000 habitantes. No Distrito Federal os números apontam 2,1 casos por 100.000 habitantes, seguido pelo Amazonas com 1,8 e Rio de Janeiro com 1,4. No estado de Goiás a incidência é de 1,2 casos por 100.000 habitantes. A taxa na Bahia registra 1,1 casos por 100.000, o mesmo do Rio Grande do Norte.
Mesmo sem liderar o ranking de incidência da doença, o governo da Bahia adotou a decisão inédita de investir cerca de R$30milhões para vacinar sua população na faixa etária de até 5 anos de idade, buscando com isso minimizar a capacidade de transmissão do meningococo C no nosso estado. E ainda esse ano, o Ministério da Saúde deve introduzir no calendário a vacina contra o pneumococo, uma forma mais grave e letal de ocorrência de meningite.
Nota-se com isso que diferenciado na Bahia foi a atitude determinada do governo baiano na compra da vacina e não a ocorrência da doença que tem amplitude nacional. Entretanto, percebe-se que parte da midia da Bahia tem adotado uma atitude no sentido de hiperdimensionar o problema da doença no nosso estado, particularmente ao tentar, com dados muitas vezes mal apurados ou mesmo desinformação, estender o tema na sua agenda e, consequentemente, na agenda da política; diferentemente do comportamento da midia do sudeste do país em relação à incidência da doença nos estados da sua região. Taí um bom caso para estudos.

Edson Miranda
SESAB

Nenhum comentário: