quinta-feira, 10 de março de 2011

Estudo aponta homicídio como maior causa de morte de jovens no Brasil

O Ministério da Justiça lançou na última quinta-feira (24), em Brasília, o Mapa da Violência 2011 – Os Jovens do Brasil. Elaborado pelo Instituto Sangari, em parceria com o Ministério da Justiça, o estudo traz um diagnóstico sobre como a violência tem levado à morte brasileiros, especialmente os jovens, nos grandes centros urbanos e também no interior.

De acordo com a pesquisa a pesquisa o Brasil ocupa o 6º lugar em taxas de homicídio. Entre 1998 e 2008 o homicídio foi a causa da morte de 39,7% dos jovens no Brasil. Na população adulta, 1,8% dos óbitos foi causado por homicídios. O sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, que coordenou o estudo, afirmou que a situação no Brasil é “epidêmica”. “A taxa de homicídios entre jovens está três vezes acima da média internacional. Ainda é muito elevada se levarmos em conta o contexto externo”, explicou.

Após apresentar o estudo o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (foto), afirmou que o governo vai retomar as políticas de desarmamento. “Uma questão grave é a questão do desarmamento. O Ministério da Justiça vai retomar as políticas de desarmamento. Espero contar com o apoio da sociedade, pois esse é um desafio importante”.

Cardozo afirmou que também tomará medidas para diminuir o número de mortes de jovens no trânsito. Segundo ele, parte dos acidentes está relacionada ao consumo de álcool e drogas, e por isso, as políticas serão voltadas para esta questão.

O ministro reafirmou a disposição do governo de trabalhar pela integração das forças de segurança pública. “Não existe política de segurança sem integração. Enquanto cada um joga na sua área, não teremos resultados”.

Outros dados

O Mapa da Violência também analisou as mortes de jovens causadas por acidentes de trânsito e suicídios. De acordo com o estudo, entre 1998 e 2008, a taxa de mortes no trânsito entre a população jovem foi de 32,4%. Entre a população adulta, a taxa foi de 26,5%.

No período de 1998 a 2008 a taxa de suicídio entre os jovens aumentou 22,6%, passando de 1.454 suicídios, em 1998, para 1.783, em 2008.

De acordo com o estudo, as epidemias e doenças infecciosas, principais causas de morte de jovens há cinco décadas, foram gradativamente substituídas por “causas externas”, tais como acidentes de trânsito e homicídios.

Para ler o Mapa da Violência 2011 clique AQUI ou acesse www.juventude.gov.br/biblioteca/pesquisas-e-estudos

Com Portal G1 e Ministério da Justiça

Fonte: CONJUVE

Nenhum comentário: