quarta-feira, 10 de junho de 2009

PROJETO ENCE 2009(Encontro Nacional de Casas de Estudntes)

ENCONTRO NACIONAL DE CASAS DE ESTUDANTES – ENCE 2009
BELÉM-PA

SALVADOR
2008






RESUMO


A participação num evento que reúna estudantes moradores de Residências Universitárias e Residências municipais é um meio de discutirmos políticas sócio-econômico-culturais para essas Casas de estudantes. Tendo em vista a união de forças do Movimento estudantil de Casas, o ENCE servirá para fortalecer as entidades representativas dessas Casas de todo o Brasil, e em específico as Casas de estudantes da Bahia.
Através desse encontro, os residentes terão a oportunidade de constatar as diversas realidades das Residências estudantis de todo o país, discutindo acerca da realidade social de cada região do Brasil. A diversidade cultural também é bastante debatida, de forma a enriquecer na formação do indivíduo enquanto ser crítico-reflexivo.



CONTEXTO

A Residência estudantil é alternativa para os estudantes de cidades do interior do estado e da Capital, oriundos de classe econômica baixa, com vulnerabilidade financeira, ao qual buscam na Residência a oportunidade de ingresso numa Universidade ou curso profissionalizante nos grandes centros.
No estado da Bahia temos mais de 80 Residências, sendo as mesmas em diferentes cidades. Em Salvador, onde se tem a maior concentração, encontram-se aproximadamente 50 Casas (cidades do interior) e 4 Residências Universitárias da UFBA.
A Assistência estudantil para esse segmento ainda é muito pequeno, sendo o investimento irrisório comparado à demanda existente para essas Casas. Secundarizada a responsabilidade de manutenção e assistência sócio-psico-pegdagógica aos estudantes, essas Casas de estudantes da Bahia sobrevivem a “duras custas”, diminuindo o papel social histórico que possuem ao ajudar na formação de milhares de profissionais.
Assim, os estudantes têm uma função importante na luta pela continuidade e ampliação dos direitos relacionados à Assistência estudantil. As prefeituras e Reitorias têm de garantir essa parceria e aumentar o investimento para com essas Casas de estudantes, de forma a propiciar a maximização do rendimento acadêmico e a participação dos residentes nos diversos contextos políticos, como sujeito ativo e construtor de uma sociedade mais justa e igualitária.



OBJETIVO GERAL


Promover a integração entre os estudantes moradores de Residências Universitárias e Residências municipais do Brasil, de forma trazer novas alternativas para o Movimento de Casas de estudantes da Bahia.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Promover troca de informações entre as Casas de estudantes;
- Promover maior discussão de cunho político entre os residentes;
- Fortalecer as entidades representativas de Casas de estudantes;
- Promover intercâmbio cultural entre os estudantes de todas as regiões do Brasil;
- Enviar 46 pessoas (ônibus) das Residências estudantis Municipais para o encontro;

Nenhum comentário: