sexta-feira, 26 de junho de 2009

Se eu tivesse uma casa no campus.

Se eu tivesse uma casa no campus
Eu, que nunca fui um aluno exemplar
Talvez fosse um estudante mais brilhante, ou, pelo menos mais feliz
estudaria menos e aprenderia mais
Pois ergueria minha casa lá onde mora o conhecimento
e então todo lugar onde estivesse seria um lugar de aprender,
Como quem brinca como quem curte como quem brinca.

Se eu tivesse uma casa no campus,
aprenderia com a vivência a igualdade e a diferença
Numa sempre dinâmica e verdadeira universidade.
Aprenderia com a convivência,a igualdade e a diferença
Numa sempre dinâmica e verdadeira universidade.
Aprenderia, talvez, a fazer todas as coisas que ainda só sei saber.
E saberia que saber é viver e viver é mais que conhecer,
pois a sabedoria freqüenta a ciência, mas vive solta pela vida.

Se eu tivesse uma casa no Campus,
Daria uma festa de arromba na inauguração.
Convidaria para a farra a razão e a poesia,
A arte e a filosofia, a loucura e a lucidez.
Comeria com Platão no bandejão
E beberia na cantina com Rimbaud
Brindaria com Voltaire nos corredores
e dançaria com Isadora pelos pátios.
Dormiria com minerva, sonharia coma utopia e acordaria com você,
Se eu tivesse uma casa no Campus

se eu tivesse uma casa no campus,
fundaria a Sociedade dos Poetas Imortais,
Conheceria com Fernando em pessoa e Moliere em persona,
seria amigo de Quintana, vizinho de Beethoven,
Confidente dos Inconfidentes, filho de Ghandi,
irmão do Henfil e companheiro de Che Guevara.

Se eu tivesse uma casa no Campus, ouviria os sonhos de Jung,
Os segredos de Hermes e os mistérios de Clarice.
Plantaria meus sonhos com Nietzsche
E colheria com Marx o fruto do nosso trabalho.
Iria ao cinema com Charles Chaplin e voltaria com Glauber Rocha.
Transformaria a sala de aula em sala de estar
E a sala de estar em sala de ser.
Penduraria uma lua crescente em meu quarto minguante,
Te tomaria pela mão e soltaria do telhado para o alto do Everest,
…Se eu tivesse uma casa no Campus.

Se eu tivesse uma casa no Campus,
Pela torneira da banheira pela torneira da banheira passaria um afluente do rio Amazonas
E desaguaria no inconsciente Freudiano,
Onde eu mergulharia para Salvador Dali.

Soltaria pipa no gramado da reitoria,
Roubaria uma maçã do pomar de Isaac Newton,
Cercaria de horizontes o corcel da liberdade
E estudaria a veterinária dos medos e a geografia dos desejos
Para chegar mais perto do selvagem coração da vida.

Se eu tivesse uma casa no Campus
seria senhor do meu castelo e servo de minha hóspede, a esperança.
Apresentaria o Pequeno Príncipe a Maquiavel,
Mataria aula de vez em quando para ir pr'o CEU com Santos Dumont
E aprenderia muito com isso, pois todas as aulas que matei
Com certeza foram pr'o C.E.U. (Centro Esportivo Universitário).

Se eu tivesse uma casa no Campus,
Onde o quadrado da hipotenusa não caísse em círculo vicioso,
Duas linhas paralelas se encontrariam no infinito,
E talvez fosse mais isósceles a minha vida,
...Se eu tivesse uma casa no Campus.

E mesmo que nada disso que imagino viesse realmente a acontecer,
Se eu tivesse uma casa no campus, ainda assim, tudo seria mais legal,
pois eu pelo menos teria uma casa uma casa singela, uma casa bacana,
...Uma casa no Campus.


A todos os estudantes carentes da UFMG
Júlio César de Oliveira
1 lugar-Coração de estudante III

Nenhum comentário: