sábado, 29 de agosto de 2009

Representação das Residências Universitárias da UFBA entrega Carta de Sugestões ao Deputado Federal Emiliano José.


Durante atividade de comemoração dos "30 anos da anistia" promovido pelo Governo da Bahia a Representação das residências contactou o Deputado Federal Emiliano José que é Relator da Reforma Universitária e Membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A iniciativa visa buscar melhorias para os Residentes da UFBA e ampliar o debate do acesso a Assistência Estudantil no estado da Bahia. Está marcada uma audiência com o Ministro da Educação Fernando Hadad para o dia 08/09/09, ao qual o Deputado Emiliano apresentará a sugestão da Representação das Residências da UFBA.

Segue abaixo a Carta:


CARTA DE SUGESTÕES

A dificuldade de acesso ao ensino superior brasileiro é um dado real, aumentado pela desigualdade econômica e a degradação do ensino público, pelo qual passou o nosso Estado por décadas. Malgrado o esforço do atual Governo brasileiro para minimizar essa dificuldade, o estudante, principalmente aqueles que preenchem a nossa classe, a mais carente economicamente, enfrentam uma série de obstáculos para concluírem seus cursos e alcançarem uma profissão que os capacitam a ter uma vida mais digna. As Residências Universitárias da UFBA (Universidade Federal da Bahia) são formas de garantir a permanência do estudante em vulnerabilidade socioeconômica que, embora, haja conseguido uma vaga no ensino universitário é desprovido de recursos para seguir com seus estudos. Com a Residência o estudante de baixa renda tem um teto onde pode pousar e descansar após sua rotina diária de estudo.

A Residência Universitária também é um espaço histórico de lutas sociais. Dessas Casas, há mais de cinqüenta anos, os estudantes atuam defendendo um ideal de moradia estudantil, de Universidade e de sociedade.

Contudo, as políticas públicas em favor da Universidade tomadas pelo Governo Federal, como o Sistema de Cotas e o Plano Nacional de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), fizeram com que aumentasse o número de estudantes que necessitam da Residência para concluírem seus cursos. A UFBA enfrenta um déficit cada vez mais crescente de vagas para a Residência Universitária, tamanha a demanda de estudantes que necessitam serem assistidos pelos programas sociais da Universidade.

Portanto, diante da importância social, histórica e política da Residência Universitária, é necessário e urgente:

· Construção de novas Residências Universitárias, pensadas e planejadas com esse fim, para que possa atender a demanda sempre crescente de estudantes que a procuram;

· Construção de Restaurantes Universitários próximos aos Pavilhões de Aulas, pois a UFBA com sua perspectiva de acolher em seu seio 40.000 (quarenta mil) estudantes possuem apenas um Restaurante Universitário com capacidade de atender cerca de 600 estudantes;

· Incentivo a atividades de cultura, esporte e lazer para a Residência Universitária, com verbas públicas direcionadas especialmente para esses fins;

· Moralização dos serviços terceirizados da Universidade voltados para a Residência Universitária, para que assim possam então atender o princípio da eficiência da administração pública.

· Implantação de um sistema de Transporte gratuito entre os campi da UFBA;

· Revitalização e ampliação dos acervos bibliográficos das Bibliotecas;

· Ampliação dos serviços prestados pelo SMURB(Centro Médico Universitário Rubens Brasil- UFBA), como serviço de emergência;

Enfim, para que o Estado possa cumprir seu papel, assegurando o direito ao desenvolvimento, igualdade e bem estar dos indivíduos; para que a Universidade Federal da Bahia não precise mais se envergonhar pelo terço de estudantes que desistem antes da conclusão de seus cursos, estudantes que na sua esmagadora maioria não prosseguiram por falta de condições mínimas de assistência Estudantil; para que a Residência Universitária possa continuar com seu trabalho de permanência e assistência social são os motivos pelos quais pedimos a atenção do excelentíssimo Deputado Federal Emiliano José para nossas necessidades e que possa buscar meios viáveis para a solução de tais problemas elencados.

REPRESENTAÇÃO DAS RESIDÊNCIAS UNIVERSITÁRIAS DA UFBA


Nenhum comentário: