sexta-feira, 31 de julho de 2009

Polícia golpista continua a reprimir em Honduras

Na quinta-feira (30/7), companheiros e companheiras da Frente de Resistência ao Golpe de Estado da Burguesia Hondurenha, foram brutalmente reprimidos em momentos de iniciar pacificamente uma mobilização, onde planejavam fechar o acesso a uma das principais Rodovias – Durazno ao norte – que fica a 6 quilômetros da capital do País, Tegucigalpa.
Fortemente armados com fuzis, bombas de lacrimogêneo e tanques de guerra, a Polícia Nacional e o Exército golpistas reprimiram os militantes sociais, impedindo que chegassem ao local de sua manifestação. De um helicóptero, jogavam contra os manifestantes as bombas de gás lacrimogêneo e, no chão, forte repressão, golpearam e dispararam vários tiros. Foi nesse momento que um militante foi assassinado ao lado do dirigente do MST, Alexandre Conceição, que se encontra de forma solidária contribuindo com os companheiros da Via Campesina de Honduras. Há ainda um número muito grande de militantes feridos brutalmente e outros que estão sendo perseguidos, vivendo momentos de horrores.
Chamamos a todos e todas defensores de direitos humanos a colocar os olhos em Honduras. Estão massacrando um povo desarmado, que só tem sua força e o sonho da liberdade, para lutar por um novo dia em seu País, novo dia esse que será fundamental para Outro Mundo Possível.

Nenhum comentário: